20/08/2015

Goiás é o estado do Brasil com maior registro de aparições de OVINIs, segundo a Aeronáutica



Da Redação, em Jataí (GO) - O Estado de Goiás, no centro do Brasil - incluindo o Distrito Federal e Brasília, a capital federal - é a região que mais teve aparições de discos voadores em todo o território brasileiro, segundo informações divulgadas recentemente pela Força Aérea Brasileira (Aeronáutica). No período entre 1952 e 2010, foram registradas pelo menos 113 ocorrências de aparições de OVINIs/UFOs (siglas utilizadas para designarem Objetos Voadores Não-Identificados).

Os registros estão no Arquivo Nacional, em Brasília-DF, onde foram liberados para consulta pública por meio da Lei Federal de Acesso à Informação. O relatório da Força Aérea Brasileira é composto por 2.600 páginas onde estão catalogados todos os avistamentos de objetos voadores não-identificados nos céus do Brasil.

Maio de 1986: a imprensa nacional destacou a "Noite dos Ufos" no Brasil.
O Estado de Goiás aparece com destaque também na histórica noite que ficou marcada como a “noite dos discos voadores”. O episódio ocorreu em 19 de maio de 1986. Naquela noite, uma grande "frota" de OVNIS (Objetos Voadores Não-Identificados) circulou entre o Estado de São Paulo e o várias regiões do espaço aéreo goiano. Naquela noite, o estranho fato foi tão sério que vários caças da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram, inclusive da Base Aérea de Anápolis (GO), na região metropolitana da capital, Goiânia; e também da Base Aérea do Rio de Janeiro.
Maio de 1986: Caças da FAB decolaram inclusive da Base Aérea de Anápolis (GO)
na caça aos 21 OVINIS que assustaram os ceus do Brasil.
 Os caças da FAB tiveram como missão investigar os objetos luminosos que foram avistados em várias partes do Brasil, todos com as mesmas características, ou seja, moviam-se ora rapidamente ora quase pairando no ar. Além disso, alternavam suas cores, indo do branco para o vermelho, passando pelo verde. Os objetos também voavam em movimentos de zigue-zague, sempre em grandes quantidades, agrupando-se e se separando com uma velocidade incompatível com aeronaves convencionais.

Maio de 1986, a "Noite dos UFOS/OVINIs" no Brasil: 21 pontos fortemente luminosos congestionaram radares do Cindacta 
e dos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos (SP). Os UFOs tinham 100 metros de diâmetro.
No passado, a FAB chegou a ter um órgão específico para investigar OVNIS, o Sioani, que foi fechado em 1972. [Com informações do site "Mais Goiás".]

..............................
Por Terry Marcos Dourado
Jornalista, fundador do CGPU