Da Redação, em Jataí (GO) - O Estado de Goiás, no centro do Brasil - incluindo o Distrito Federal e Brasília, a capital federal - é a região que mais teve aparições de discos voadores em todo o território brasileiro, segundo informações divulgadas recentemente pela Força Aérea Brasileira (Aeronáutica). No período entre 1952 e 2010, foram registradas pelo menos 113 ocorrências de aparições de OVINIs/UFOs (siglas utilizadas para designarem Objetos Voadores Não-Identificados).
Os registros estão no Arquivo Nacional, em Brasília-DF, onde foram liberados para consulta pública por meio da Lei Federal de Acesso à Informação. O relatório da Força Aérea Brasileira é composto por 2.600 páginas onde estão catalogados todos os avistamentos de objetos voadores não-identificados nos céus do Brasil.
Maio de 1986: a imprensa nacional destacou a "Noite dos Ufos" no Brasil. |
O Estado de Goiás aparece com destaque também na histórica noite que ficou marcada como a “noite dos discos voadores”. O episódio ocorreu em 19 de maio de 1986. Naquela noite, uma grande "frota" de OVNIS (Objetos Voadores Não-Identificados) circulou entre o Estado de São Paulo e o várias regiões do espaço aéreo goiano. Naquela noite, o estranho fato foi tão sério que vários caças da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram, inclusive da Base Aérea de Anápolis (GO), na região metropolitana da capital, Goiânia; e também da Base Aérea do Rio de Janeiro.
Maio de 1986: Caças da FAB decolaram inclusive da Base Aérea de Anápolis (GO) na caça aos 21 OVINIS que assustaram os ceus do Brasil. |
Os caças da FAB tiveram como missão investigar os objetos luminosos que foram avistados em várias partes do Brasil, todos com as mesmas características, ou seja, moviam-se ora rapidamente ora quase pairando no ar. Além disso, alternavam suas cores, indo do branco para o vermelho, passando pelo verde. Os objetos também voavam em movimentos de zigue-zague, sempre em grandes quantidades, agrupando-se e se separando com uma velocidade incompatível com aeronaves convencionais.
No passado, a FAB chegou a ter um órgão específico para investigar OVNIS, o Sioani, que foi fechado em 1972. [Com informações do site "Mais Goiás".]
..............................
Por Terry Marcos Dourado
Jornalista, fundador do CGPU