Em 2011, OVINIS assustaram moradores em cidades da divisa dos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. |
Da Redação em Jataí (GO) - Na data de 9 de novembro de 2011, discos voadores foram vistos em pelo menos 10 países, inclusive aqui no Brasil, durante a tarde de segunda, 7 de novembro; e a madrugada do dia 8 de novembro daquele ano. Segundo informações, uma nave do tamanho de um campo de futebol teria descido no Brasil.
À época, moradores afirmam ter visto OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados) nos céus do Estado de Goiás, mas Aeronáutica não confirmou e nem desmentiu as informações.
Na capital do vizinho Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, moradores do município de Chapadão do Sul (distante a 280 km de Campo Grande), na divisa com o Estado de Goiás, disseram terem visto um objeto voador não-identificado na tarde do dia 7 de novembro de 2011. A Rádio Fênix, de Chapadão do Sul (MS), cidade vizinha à Chapadão do Céu (GO), recebeu 20 ligações só na manhã do dia 8 de novembro, todas de pessoas afirmando terem visto o suposto disco voador. As informações foram repassadas pelo então responsável pela Rádio Fênix, naquela época, Acari Dias Coelho.
Sobre tais aparições, o depoimento mais detalhado foi o do agente tributário estadual Francisco Fetter. Ele disse ter avistado o OVINI durante três minutos, por volta das 17h50min (horário de Brasília), ainda sob a luz do sol, sobre o posto fiscal em que trabalha, na rodovia entre as cidades de Chapadão do Sul (MS) e Chapadão do Céu (GO).
Segundo Fetter, o objeto teria o formato de uma tampa de panela na posição vertical e emitia uma luz muito forte, semelhante àquela produzida por máquinas de solda. Ele estimou o tamanho do objeto igual ao de um campo de futebol. O OVNI não produzia nenhum ruído e tinha uma cor avermelhada. Depois, partiu em direção ao norte do Estado. Cerca de dois minutos depois da partida, Fetter entrou em contato, por rádio, com o posto fiscal mais próximo na direção norte, a cerca de 80 km de onde estava. No momento em que atendeu o rádio, o agente tributário Mozar Menezes declarou estar observando o objeto sobre o posto.
Mineiros (GO) - Quatro turistas que visitaram o Parque Nacional das Emas, na cidade de Mineiros (GO), disseram ao agente Fetter que também viram um objeto com as mesmas características relatadas por ele. Os visitantes do parque disseram que estavam com máquinas fotográficas e filmadoras e que teriam ficado "sem reação" e não conseguiram registrar imagens do OVINI.
Uma das pessoas que, à época, telefonaram para a Rádio Fênix, em Chapadão do Sul (MS), foi o fazendeiro Plínio Rotili. Naquele ano, o fazendeiro disse à emissora que, há pelo menos 20 anos aparecem OVINIS em sua fazenda, distante a 20 km do centro de Chapadão do Sul (MS), e a 10 km do posto onde Fetter estava. A Aeronáutica nunca confirmou, nem desmentiu a informação de que o objeto tinha sido rastreado pelo sistema de radares Cindacta 2, sediado em Curitiba (PR), cuja área de abrangência inclui Chapadão do Sul (MS).
Em Brasília, o oficial da Aeronáutica responsável pelo contato com a imprensa não foi localizado durante toda a tarde. O ufólogo Ademar José Gevaerd, presidente do Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores (CBPV), disse que vai averiguar os relatos de aparecimento de OVNI em Chapadão do Sul.
..............................
Por Terry Marcos Dourado
Jornalista, fundador do CGPU